No Banner to display

Delegar é simplesmente a “transferência de poder”. Pode ser também definida como confiar em alguém.

Mas evidentemente você como gestor não pode sair repassando todas suas atividades para terceiros sem um controle e conhecimento prévios de como fazê-lo, correto?

A delegação bem executada gera redução de custos na empresa e maior produtividade.

A ciência de delegar

Um corte de custos substancial pode ser feito através de uma delegação estruturada, ou seja, com a transferência de atividades feita para as pessoas corretas e da maneira certa proporcionará mais produtividade e em consequência mais lucratividade.

Para realizar a transferência de poder de forma clara, analise os 4 passos a seguir:

  1. 1º Passo – Saber o que será delegado – é importante que quem delega saiba realizar a atividade delegada, Só podemos delegar algo possível e viável. Algo testado. Não adianta delegar algo que o líder não saiba fazer para alguém que também não saberá realizar. Com exceção de atividades em que você contrate alguém expert no assunto para implantar um sistema ou setor. Caso a atividade seja delegada de forma inconsistente, o problema irá retornar, na maioria das vezes, maior do que foi.
  2. 2º Passo – Dê prazos e estabeleça metas – ao delegar com qualidade, o líder tem como saber o prazo e a qualidade da atividade ao final, na entrega. Portanto, ao delegar deve-se também estabelecer prazos para acompanhamento dos resultados.
  3. 3º Passo – Cobrar o resultado – sabendo que a atividade é possível e que ela possui um prazo de entrega, o líder pode cobrar o resultado almejado sem aceitar desculpas, uma vez que ele mesmo já realizou o processo várias vezes antes. O prazo de entrega de uma atividade é sagrado. É importante que quem recebeu a tarefa tenha habilidades de liderança para que possa engajar a equipe. Lembre-se que o foco é o resultado.
  4. 4º Passo – Dê feedback – a cada finalização de ciclo de atividade, é necessário ou um feedback ou um muito obrigado com reforço positivo. Agradecer é fundamental para melhorar a autoestima do seu liderado e evitar erros em outras tarefas. Caso haja atraso ou erros é necessário rever a atividade e como a mesma foi feita e, então dar um feedback de como ajustar os erros cometidos e definir um novo prazo para entrega sem erros.

Dominar cada item e depois replicar de forma contínua para todas as atividades que se deseja será um passo importante para a qualidade da gestão.

Acredite, é um vício positivo quando se aprende a forma correta!

Liderar muita gente lidera, mas liderar com qualidade é a chave para o seu sucesso!

COMENTAR Comentários desativados em 4 Passos da Ciência de Delegar

Comentários estão fechados!

Link me

Copyright © 2018 Michelle Bueno