Você entende o quanto é importante ter consciência do seu momento presente e do quanto isso é importante para sua autoestima?

Refletir sobre si mesmo é um processo útil tanto para o ponto de vista do reforço da consciência de si mesmo aqui e agora, como do ponto de vista do reforço da autoestima e do estabelecimento de um propósito de vida.

Temos uma forte tendência de nos julgarmos imperfeitos ou não merecedores de muitas coisas. Quer um exemplo? Lembra do dia do seu aniversário. Lembrou? Tenho certeza que algum de seus amigos trouxe um presente super legal e na hora de receber você falou – Ah!!!! Não precisava, sua presença já é suficiente.

Por que? Por que você tem esse sentimento de não merecimento?

Pouca autoestima.

Agora, se coloca no lugar do seu amigo que passou horas batendo perna no shopping ou pesquisando na internet um presente que fosse a sua cara, procurando alguma coisa que você fosse amar e tendo o presente menosprezado desta maneira.

Sua baixa autoestima não permite que você sinta-se merecedor de nada, sabotando você o tempo todo.

Vou propor um exercício simples que pode colaborar sobre o processo de consciência e colaborar para seu autoconhecimento e consequentemente para sua autoestima.

Sem grandes complicações enumere as atividades que gosta verdadeiramente de fazer. Pense nas coisas que são fáceis, aquelas em que é realmente bom e em que não recebeu qualquer formação. Ex: falar, pintar, cozinhar, negociar…

Depois enumere algumas das suas qualidades e o que mais gosta em si mesmo, bem como aquelas que outras pessoas lhe reconhecem. Ex: paciente, doce, espontâneo, original…

Em seguida escreva as qualidades que gostaria de desenvolver. Ex: tolerância, inovação, empatia…

Agora reagrupe os elementos de todas as etapas em uma única página. O objetivo é sintetizar os três elementos num só enunciado original e curto que resumirá o que você é na sua essência. A frase deve ter uma carga emocional. Ex: gosto muito de fazer…, sei que sou…, gostaria de ser mais…, dizem que não sou.

Contem nos comentários o que perceberam e sentiram na execução do exercício.

COMENTAR Comentários desativados em A quantas anda sua autoestima?

Comentários estão fechados!

Link me

Copyright © 2017 Michelle Bueno