22

dez

17

Estilo e Imagem

Recebi alguns pedidos para escrever sobre estilo. Para quem não sabe sou muito ligada à moda e já fiz vários cursos na área. Iniciei minha carreira como empreendedora trabalhando como consultora de imagem e estilo, por isso topei escrever sobre o assunto.

Para iniciar esta conversa preciso que entendam que estilo é o que nos torna únicos, a nossa marca registrada. Ele reflete quem somos e tem como objetivo comunicar uma mensagem e obter um determinado resultado.

É importante pensar no tipo de roupa, acessórios e maquiagem que gostamos e como podemos adaptar isso ao nosso estilo. Não existe certo ou errado na hora de se vestir, o que é importante ter em mente é que imagem você quer transmitir, tem a ver com autoconhecimento.

Albert Mehrabian, professor de psicologia e conhecido por estudos de linguagem verbal e não verbal aponta que uma pessoa só tem 30 segundos para causar uma boa impressão. A primeira impressão é composta da seguinte forma:

55% aparência, postura e comportamento
38% modo de falar
7% conteúdo

Isso não quer dizer que o conteúdo não é importante, muito pelo contrário, é essencial até por que o contato só vai se sustentar se houver bom conteúdo envolvido, mas é preciso lembrar que nos 30 primeiros segundos de um contato ele é pouco percebido. As pessoas tendem a dar mais credibilidade para ouvir interlocutores que passam uma boa imagem, concluímos aqui que o comportamento, a aparência, a postura e o modo de se vestir devem estar alinhados com o conteúdo. Uma imagem sem conteúdo deixa a pessoa oca. Quanto mais você se interessar pela aparência de alguém, maior será sua expectativa em relação aos seus conteúdos e capacidades.

Quando falamos de ambiente profissional, precisamos entender e observar como é o ambiente em que estamos inseridos, não dá para ter um estilo sexy ou esportivo em um ambiente formal de trabalho por exemplo, o ideal é dosar o estilo com a imagem que quer ou precisa manter.

Quer um exemplo prático?

Eu amo calça jeans, principalmente pelo conforto e ar despojado que ela traz (confesso que as desfiadas e rasgadas são um caso de amor), mas trabalhei muitos anos como executiva em uma empresa bastante tradicional e por isso, precisava de uma imagem elegante e formal. Para adequar meu estilo a minha imagem e não abrir mão do jeans dava preferência para os mais neutros, mais escuros sem lavagens e usava com salto alto para transmitir sofisticação. Deixava os mais modernos para ambientes informais ou finais de semana. Resumindo, não abria mão do meu estilo e construí uma imagem formal, mas não sem graça.

Lembre-se sempre de reconhecer seus valores para que eles possam ser traduzidos para seu modo de vida. Sua roupa é apenas um símbolo e transmite a imagem que você quer.

COMENTAR Comentários desativados em Estilo e Imagem

Comentários estão fechados!

Link me

Copyright © 2018 Michelle Bueno