Acho que “estudar” é uma das coisas que o ser humano mais devia fazer na vida. É triste lembrar quando somos crianças e adolescentes não damos a real importância a esta simples ação. Estamos sempre em conflito com nossos pais quando somos “obrigados” a ler um livro ou estudar para fazer uma prova.

É interessante pensar que muitas das respostas que precisamos na vida podemos encontrar em uma simples leitura ou com um pouco de estudo. O filósofo, escritor e crítico francês Jean–Paul Sartre disse que escolhemos a resposta ao escolher quem responderá nossa dúvida, assim, por que não encontrar respostas nos estudos? Quando estudamos nos tornamos seres críticos, pensadores e não apenas “comedores” de informações, despertamos nossa capacidade de analisar, pensar, opinar e o mais importante, passamos a ter coragem para ter ideias.

Quando alguma coisa fascinante acontece, é o córtex parietal (logo atrás da orelha) que é ativado.

Logo atrás da testa temos o córtex pré-frontal que é o encarregado da concentração intencional: quando você estuda os impulsos vêm desta área.

O Locus Cérelus é responsável pelo nível de alerta e o produtor da noradrenalina que é importante para o processo de aprendizado e memória.

Neste sentido, tenho divido com meus clientes algumas dicas que uso quando preciso me dedicar aos estudos e decidi escrever este texto para que os leitores do Blog tenham acesso.

Dica 1: Mude sua forma de estudo – é interessante variar o material, livros apostilas, vídeos, gráficos. Deste modo é menos cansativo e você vai conseguir manter a atenção por mais tempo.

Dica 2: Evite estudar com sono – durma pelo menos 8 horas durante a noite. O estado de sonolência prejudica a atenção e a capacidade de memorização.

Dica 3: Divida o tempo em blocos – estudar entre 40 e 50 minutos e fazer uma pausa de 10 minutos, melhora a capacidade de memorização do conteúdo.

Dica 4: Evite estudar fazendo outra coisa – duas informações não serão processadas ao mesmo tempo, pois o cérebro será obrigado a alternar atenção entre as informações concorrentes.

Dica 5: Alimente-se corretamente – uma alimentação correta com nutrientes importantes e necessários estabilizam o humor fazendo com que seu cérebro fique saudável.

Estudem, leiam, explorem todas as possibilidades que se manter informado e ter uma mente crítica nos proporcionam. Coloquem as dicas em prática. Tenho certeza que não vão se arrepender.

COMENTAR Comentários desativados em Estudar, estudar, estudar!

Comentários estão fechados!

Link me

Copyright © 2017 Michelle Bueno