Quando decidi me mudar para São Paulo, prometi a mim mesma que simplicaria minha vida tipo resolução de Ano Novo, sabe? Minha promessa ia muito além de diminuir roupa, sapato, louça, objetos de casa e praticar consumo consciente. Queria leveza no viver, ter total consciência de minha razão no mundo, focar meu pensamento ao que realmente importa, parar de mimimi. Foi aí que conheci o Mindfulness.

Antes de contar o pulo do gato, acho melhor explicar o que é esse tal Mindfulness ou o que não é.

Mindfulness

Mindfulness é uma modalidade de medição, um estado de atenção plena, um método de treinamento mental.

É importante dizer que não tem nada a ver com religião, por favor, é total bobeira dizer que só medita quem é budista, não é uma pratica de um grupo especíco. Não é também, esvaziar a mente de pensamentos, concordam que só de pensar em esvaziar a mente já é um pensamento? Se trata de um exercício de foco e concentração visando o relaxamento físico emental, consequentemente a melhora do equilíbrio psicológico de quem pratica. O foco do Mindfulness é prestar atenção às sensações do corpo, principalmente à respiração e assim acalmar a “monkey mind” ou mente lotada de pensamentos bagunçados.

Estudos realizados no Harvard Massachusetts General Hospital, provam que a meditação reconstrói a massa cinzentano hipocampo, que é um órgão que está dentro do lóbulo temporal central do cérebro, a região que regula as emoções – autoconsciência, compaixão e introspecção – estando associadocom nossa memória.

Voltando ao assunto da vida leve.

Iniciei praticando Mindfulness com a intenção de apenas viver o momento presente, ter total consciência do que acontece a minha volta, sentir e estar presente intensamente em cada
momento da vida, perceber e sentir cada emoção e sensação. Poder me sentir leve, com a mente leve, tem me feito muito bem e por isso decidi falar um pouco deste momento da minha vida e das escolhas que fiz a partir do início deste ano.

Recomendo o site www.iniciativamindfulness.com.br a quem tiver interesse de pesquisar um pouco sobre a técnica. Acredite, funciona até com crianças.

Abaixo tem um vídeo de Jon Kabat-Zinn, um dos maiores pesquisadores de Mindfulness do mundo ocidental. Ele explica com mais embasamento cientíco o que contei. Assistam. Vale cada segundo

O que é o mindfulness? Por Jon Kabat-Zinn from Vasco Gaspar on Vimeo.

COMENTAR Comentários desativados em Vida Leve – Mindfulness

Comentários estão fechados!

Link me

Copyright © 2017 Michelle Bueno